Ecoprogresso

CELE


Março 2009

Relembra-se os operadores CELE que até 30 de Abril terão que entregar, através do RPLE, as licenças correspondentes às emissões verificadas para 2008. Atenção que este ano, para além das licenças entregues aos operadores (European Unit Allowances – EUA), é possível entregar para efeitos de cumprimento no âmbito do CELE e até 10% da alocação, outro tipo de créditos de carbono (Certified Emissions Reduction – CER), que podem ser comprados no mercado, até ao momento, a um preço inferior às EUAs.

Janeiro 2009

Chama-se a atenção dos operadores CELE para a necessidade de marcação da verificação anual a qual deverá ocorrer até ao início de Março por forma a se garantir o cumprimento do prazo legal de 31 de Março imposto para entrega do REGEE (Relatório de Emissão de Gases com Efeito de Estufa) via e-sipo (actualmente SIRAPA). Para a verificação deste ano realça-se a importância da análise da incerteza e sua conformidade com o disposto no TEGEE.

Setembro 2008

Está em vigor uma nova tabela da APA para o PCI, factores de emissão e factores de combustão para os diferentes combustíveis utilizados nas instalações CELE a aplicar já para as emissões de 2008. Ver tabela “Inventário 2008-2012” nos downloads.

Maio 2008

As instalações abrangidas pelo PNALE II não estão abrangidas pelo novo Sistema de Gestão dos Consumidores Intensivos de Energia (DL 71/2008, de 15 de Abril). Igualmente se informa que a partir de 2008, estas instalações estarão isentas de ISP para o coque, carvão e fuelóleo.

© Ecoprogresso. All rights reserved. (QD IT)