Ecoprogresso

GVC

A Ecoprogresso foi pioneira em Portugal na aplicação do standard internacional para a gestão voluntária do carbono: o Protocolo de Gases com Efeito de Estufa. O Greenhouse Gas Protocol é uma metodologia elaborada com o contributo de dezenas de empresas de todo o mundo e dos mais diversos sectores. É uma iniciativa promovida pelo World Business Council on Sustainable Development (WBCSD) e pelo World Resources Institute (WRI).

Este standard foi complementado pelo guia Working 9 to 5 on Climate Change: an Office Guide e pelo Hot Climate, Cool Commerce: A Service Sector Guide to Greenhouse Gas Management. A Ecoprogresso foi a única empresa em Portugal a participar no teste das metodologias propostas antes do guia ser oficialmente publicado. Estes guia são de particular utilidade para as empresas de serviços, cuja principal actividade se desenvolve em modo escritório, ou para os serviços (por exemplo, o edifício-sede) das empresas de sectores industriais.

Principais elementos da metodologia do Protocolo de Gases com Efeito de Estufa

A metodologia distingue entre emissões directas – as chamadas de âmbito 1 e que são da inteira responsabilidade da empresa cujo inventário está a ser elaborado. Exemplo desse tipo de emissões são as resultantes do consumo de combustível na frota automóvel da empresa. É obrigatório contabilizar todas as emissões identificadas no âmbito 1.

As emissões de âmbito 2 são consideradas indirectas e são de um único tipo: dizem respeito às emissões de gases com efeito de estufa resultantes da produção da electricidade consumida pela empresa. Essas emissões são da responsabilidade da empresa produtora de electricidade, mas são de contabilização obrigatória.

Finalmente as emissões indirectas de âmbito 3 são de contabilização facultativa. Nesta categoria, podem ser contabilizadas qualquer outro tipo de emissões que se considerem importantes para o negócio da empresa. Por exemplo, as emissões resultantes das deslocações casa-trabalho-casa dos colaboradores, as viagens de avião, a gestão dos resíduos…

Adaptado do WBCSD 2005.

© Ecoprogresso. All rights reserved. (QD IT)