Ecoprogresso

Sendo um problema complexo, as alterações climáticas podem ser combatidas por todos nós através de um mecanismo aparentemente simples: a compensação de emissões.

A compensação de emissões foi criada pelas Nações Unidas (no âmbito do Protocolo de Quioto) para que os países ricos pudessem investir em projectos que reduzem emissões nos países mais pobres (compensação funciona como a forma de neutralizar as emissões produzidas com uma quantidade equivalente de carbono poupado/reduzido ou retirado da atmosfera). Foi assim criado o mercado de carbono.

Enquanto o investimento em medidas de redução internas pode resultar em potenciais co-beneficios económicos (tais como a redução da factura energética), a uma dada altura pode tornar-se muito oneroso reduzir uma tonelada de CO2. Quando as opções internas de redução custo-eficientes se esgotam,o investimento em projectos de redução externos à organização através da compensação são uma opção que permite anular esse impacte no Clima. Para além disso tem potenciais co-benefícios para o desenvolvimento limpo das comunidades locais (principalmente quando se encontramem países mais vulneráveisa um clima em mudança como nos países africanos ou da América Latina por exemplo).

Esta forma simples de proteger o clima é disponibilizada a empresas e pessoas através do Carbonfree.


Como funciona?

O papel da Ecoprogresso, através das nossas parcerias com diversos fornecedores de créditos de carbono, é descobrir, no mercado mundial do carbono, o projecto que melhor se adequa às necessidades e interesses da sua empresa.

Alternativamente, a Ecoprogresso poderá ainda disponibilizar os créditos disponíveis no seu portfolio, caso o montante a compensar não justifique uma intermediação no mercado de carbono.

Presentemente os créditos elegíveis para compensar as emissões de carbono e tornar-se carbonfree são os que são verificados por entidades independentes e/ou revistos por entidades governamentais: CERs, EUAs e VERs. Após o cálculo do montante de emissões a compensar (realizado com o knowhow da Ecoprogresso seguindo as metodologias internacionalmente aceites), e depois de seleccionado o tipo de crédito, é emitido um certificado de compensação Carbonfreee a organização poderá obter este selo que atesta a neutralidade climática da sua organização, do seu produto, de um evento, da sua publicação, da sua viagem, entre muitos outros possíveis)

Num clima em mudança, qualquer investimento efectuado via ecoprogresso aos projectos nacionais que promove é efectivamente um apoio à mitigação e/ou à adaptação às Alterações Climáticas, havendo lugar à emissão de uma declaração, por parte da ecoprogresso, que atesta a preocupação e acção da empresa em ajudar o país a reduzir emissões e a melhorar a sua resiliência às Alterações Climáticas.

Código de Ética do Carbonfree.

O carbonfree selecciona projectos que garantem uma efectiva redução de carbono da atmosfera. Os nossos requisitos para a selecção de créditos estão em linha com as directrizes definidas pelo International Carbon Reduction and Offset Alliance (ICROA):

• Adicionais - o projecto não existiríamos caso não houvesse o retorno dos créditos de carbono, por outro lado essa redução não estava já planeada nas políticas existentes;

• Mensuráveis – as quantidades reduzidas de emissões são determinadas de acordo com métodos adoptados internacionalmente;

• Permanentes – as reduções de emissões (ou sequestro no caso de projectos florestais) é irreversível. Para projectos de florestação tem de ser demonstrado que a floresta sobrevive pelo menos 100 anos.

• Verificáveis – todos os projectos carbonfree são monitorizados e verificados por uma entidade independente que certifica de acordo com os requisitos locais e específicos do sector em causa;

• Contribuição para o desenvolvimento local – são seleccionados créditos de projectos que, preferencialmente, promovem o desenvolvimento sustentável nas comunidades locais. Isto pode ser feito por exemplo através da melhoria da biodiversidade local, criação de empregos, assegurar acesso a energia, melhorar as condições de vida e de saúde.

O objectivo da Ecoprogresso é garantir que os créditos de carbono utilizados para compensar as emissões da sua empresa representam uma efectiva redução de emissões e que constituem uma mais valia na protecção do clima e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Parcerias Carbonfree/Ecoprogresso

Para facilitar um acesso mais directo, e garantir os melhores créditos de carbono ao preço mais competitivo, a Ecoprogresso estabeleceu um conjunto de parcerias com entidades promotoras de projectos que produzem créditos elegíveis para a compensação ou que, simplesmente ajudam o país no seu desígnio de redução de emissões.

 • Créditos carbonfree

Ecotrade/BlueNextCarbon (que integra a PowerNextCarbon depois da aquisição desta pela Bolsa de Nova Iorque) – A Ecoprogresso é a única empresa em Portugal autorizada a transacionar na BlueNextCarbon, a principal bolsa de carbono do mundo. A BlueNextCarbon disponibiliza Licenças de Emissão do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (EuropeanUnionAllowances - EUAs) e ainda créditos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo emitidos pelas Nações Unidas (ou CertifiedEmissionReductions - CERs) que servem de referência para o preço dos créditos de carbono de todo o Mundo.

MaviConsultants - é uma empresa que possui uma compreensão completa do desenvolvimento de projectos de carbono e têm trabalhado desenvolvendo parcerias fortes com as agências de ajuda ao desenvolvimento, instituições financeiras e empresas privadas essencialmente na Turquia e na promoção, de energias renováveis actuando contracorrente num país extremamente dependente e promotor de energias fósseis. A abordagem inovadora para o desenvolvimento de projectos de carbono foi recentemente reconhecida em 2010 no Congresso Internacional de Energia Renovável Turco (TIREC), onde ganhou a categoria "Carbon Markets Project Developer”

CO2Balance – Fundada em 2003, a CO2Balance está habilitada a fornecer créditos de carbono verificados de forma transparente de modo a garantir o cumprimento das normas internacionalmente reconhecidas para cada projecto, ser validada e verificada de forma independente, ser apoiada pela garantia CarbonZero e guiada pelo farol da "conduta ética", de modo a que todos os projectos que desenvolve promovam não só a redução de GEE, assim como benefícios sociais e ambientais dentro da comunidade onde os projectos se localizam.

Ecosecurities -A EcoSecurities, reconhecida como pioneira no mercado de carbono, tem acumulado uma das maiores e mais diversificadas carteiras de créditos de carbono. A EcoSecurities gera créditos de carbono através do seu trabalho com empresas em países em desenvolvimento e industrializados com o intuito de implementar projectos que reduzam significativamente as emissões de gases de efeito estufa.

• Apoio à Mitigação/Adaptação

Instituto Superior Técnico – O IST promoveu e apoiou, a investigação científica e a respectiva implementação no terreno de práticas agrícolas sustentáveis que promovem a forte retenção de carbono nos solos agrícolas, através da aposta em sementeiras biodiversas que são muito resistentes aos diferentes tipos de extremos climáticos (grandes secas, ondas de calor ou cheias) que começam a caracterizar o nosso clima. O projecto Extensity é assim um excelente exemplo, talvez o primeiro em Portugal, do aproveitamento das sinergias entre mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Cascais Natura - Agência de Ambiente de Cascais, que apresenta o programa Oxigénio cujo objectivo é aumentar a sensibilidade dos cidadãos e das empresas e instituições, públicas ou privadas para problemas como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade, através da promoção e protecção da biodiversidade – fauna e flora – do Parque Natural Sintra-Cascais.

OIKOS - A Oikos é uma organização não governamental para o Desenvolvimento fundada em 1988. Um dos objectivos da Campanha Carbono Contra a Pobreza, desenvolvido em parceria entre a Oikos e a Ecoprogresso é promover o apoio a projectos de redução de emissões com fortes impactes na redução da pobreza, em Portugal ou em países pobres. Ao assegurar que os projectos de redução dos gases com efeito de estufa, em especial os gases abrangidos pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, sejam considerados um instrumento adicional de financiamento do desenvolvimento e de redução da pobreza nas comunidades mais vulneráveis do mundo, impulsionam-se os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Lista exemplificativa de projectos disponíveis na carteira da Ecoprogresso

Contacte-nos para conhecer o nosso portfólio mais actual.

Construa o seu próprio projecto de compensação de emissões

Algumas empresas desenvolveram fortes laços com uma determinada comunidade ou com uma determinada instituição e preferem continuar a canalizar o seu apoio para esses destinatários. A Ecoprogresso nesse caso possui toda a experiência necessária para lhe prestar apoio a montar o projecto de acordo com a situação especial que nos apresentar visando a certificação por um dos standards que permitem a entrada no mercado voluntário de créditos de carbono verificados.

© Ecoprogresso. All rights reserved. (QD IT)