Ecoprogresso

  1. Emissão

    Instrução dada pelo Comité Executivo do CDM ao administrador de registo do CDM para emitir uma determinada quantidade de CERs de uma actividade de projecto. As CERs emitidas ficam na conta pendente do Comité Executivo no registo CDM.

  2. Encontro das Partes

    O MOP é o órgão supremo do Protocolo de Quioto. O primeiro MOP decorreu em Dezembro de 2005 em Montreal no Canadá, durante a COP-11.

  3. Entidade Independente Acreditada (AIE)

    Entidade acreditada pelo JISC, que é responsável por determinar se um projecto e as reduções de emissões antropogénicas por fontes ou aumento das remoções por sumidouros associadas cumprem os requisitos do Artigo 6 do Protocolo de Quioto e as directrizes para JI.

  4. Entidade Operacional Designada (DOE)

    Entidade acreditada e designada pelo Comité Executivo do CDM (CDM-EB). O seu papel é validar e requerer o registo de um projecto CDM proposto e também verificar as reduções de emissões de um projecto CDM registado.

  5. Equivalente de Dióxido de Carbono (CO2e)

    Unidade de medida utilizada para indicar o potencial de aquecimento global (GWP) dos gases com efeito de estufa. O dióxido de carbono é o gás de referência em relação a qual todos os outros gases com efeito de estufa são medidos.

  6. Esquema de Investimento Verde (Green Investment Scheme - GIS)

    Os esquemas de investimento verde pretendem promover a eficácia ambiental das transferências de AAUs, pela utilização das receitas da sua transferência em projectos de redução de GEE no país vendedor.

© Ecoprogresso. All rights reserved. (QD IT)